Segundo a pesquisa Globocon, da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2045 o mundo verá um aumento de 20 milhões de novos casos de câncer, com um crescimento preocupante de 70% nos países de IDH médio, como o Brasil. As inovações tecnológicas na saúde têm potencial para aumentar a eficácia dos tratamentos, e a radioterapia, utilizada por mais de 70% dos pacientes oncológicos, apresentou avanços que estão acelerando o tratamento em até quatro vezes. Graças à precisão robótica e capacidades avançadas de imagem, a radiação é aplicada com extrema exatidão, resultando em menos sessões, menos efeitos colaterais e maiores chances de cura.
Pioneira no Brasil, a tecnologia é uma combinação das plataformas TrueBeam e ExacTrac Dynamic. A TrueBeam oferece radioterapia rápida e precisa para diversos tipos de câncer, enquanto o ExacTrac Dynamic, com suas capacidades avançadas de imagem e posicionamento, garante uma precisão submilimétrica no tratamento do tumor.
O monitoramento de superfície permite tratamentos altamente eficazes, graças à integração de uma câmera térmica 4D que trabalha em conjunto com o rastreamento por raios X em tempo real. Esse conjunto assegura uma monitorização excepcional durante o tratamento.
“Esta tecnologia não só localiza o tumor com precisão submilimétrica durante cada sessão de radioterapia, mas também permite correções em tempo real para assegurar a máxima precisão no tratamento”, explica Arno Lotar Cordova Junior, médico radio-oncologista da São Sebastião Radioterapia. “Com isso, conseguimos completar os tratamentos em poucos dias, reduzindo os efeitos colaterais e proporcionando uma experiência mais confortável para o paciente”, acrescenta.
De acordo com o médico, este recurso não apenas minimiza os erros de posicionamento, mas também aumenta a segurança do profissional em monitorar qualquer movimento involuntário do paciente que possa comprometer a precisão do tratamento.
Tratamento oferece mais qualidade de vida
Um dos diferenciais da nova tecnologia é, sem dúvida, a qualidade de vida e uma melhor experiência de tratamento proporcionada aos pacientes. O advogado Olavo Rigon, de 64 anos, enfrentou um schwannoma vestibular que afetava sua audição. “Escolhi a clínica pela qualidade dos equipamentos, e a experiência foi positiva. A sessão de radiocirurgia durou cerca de dez minutos, com efeitos colaterais mínimos que desapareceram em dois dias. Agora estou bem”, contou.
Maristela Kuhn, de 62 anos, funcionária pública aposentada, passou por cinco sessões de radioterapia após a cirurgia para remover um tumor na mama. “Minha recuperação foi tranquila. Não tive nenhum efeito colateral e pude continuar com minha rotina normalmente”, compartilhou.
Santa Catarina entra na rota do turismo de saúde
Florianópolis entra na rota do turismo médico por conta dos tratamentos oncológicos de ponta, novidade essa que representa um marco no tratamento de câncer no país. De acordo com Arno, o tratamento do câncer requer estruturas complexas de diagnóstico e tratamento, bem como profissionais treinados. No Brasil ainda faltam estruturas adequadas para realizar o tratamento, mesmo em cidades onde a população tem um alto poder aquisitivo.
“Acredito que podemos fomentar esse tipo de turismo aqui na cidade atraindo visitantes brasileiros de outros estados devido à estrutura privilegiada nessa área de tratamento oncológico. O paciente pode, por exemplo, vir a Florianópolis fazer o tratamento e ainda aproveitar ao lado da família os atrativos da cidade”, completa.
Sobre a São Sebastião Radioterapia
A São Sebastião Radioterapia, localizada no Centro de Florianópolis, é uma clínica especializada em tratamentos oncológicos com radioterapia. Com mais de 40 anos de história em Florianópolis, já tratou mais de 30 mil pacientes. Em 2008, sob a liderança do médico Arno Lotar Cordova Junior, a clínica foi modernizada, incorporando tecnologias avançadas para melhorar os tratamentos.
Sua equipe multidisciplinar inclui médicos radio-oncologistas, físicos médicos, enfermeiros especializados, dosimetristas e tecnólogos, todos dedicados a desenvolver planos de tratamento personalizados e integrados.
A São Sebastião tem como pilar o comprometimento com a inovação e o investimento contínuo em tecnologia de ponta, oferecendo tratamentos precisos e eficazes. Esse compromisso reflete nossa busca pela excelência e pelos melhores resultados terapêuticos para nossos pacientes.
Deixe um comentário